A Prefeitura de Niterói quer privatizar a CLIN

O governo municipal pretende privatizar a Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN)

Venha conosco fazer esta luta
A CLIN é hoje responsável pelos serviços de limpeza, varrição e manutenção das ruas; coleta e destinação de cerca de 14 mil toneladas/mês do lixo domiciliar; e 11 toneladas mensais de resíduos sólidos classificados como tóxicos recolhidos nas unidades de saúde municipais.
Mesmo que ainda haja muito a melhorar, Niterói possui um dos serviços de limpeza mais elogiados do Brasil. Isso se deve ao empenho dos trabalhadores e aos anos de investimento que a sociedade fez para estruturar a Companhia. A CLIN pertence ao povo de Niterói e só existe por seu esforço e contribuição. O plano do governo agora é entregar nosso patrimônio para empresas privadas, que não possuem nenhuma relação com a cidade.
No momento em que Niterói enfrenta grave crise sobre a destinação de seus resíduos diários, onde ações firmes e precisas e investimentos são ainda mais necessários, infelizmente nossa prefeitura não possui interesse em continuar fortalecendo a CLIN. Pelo contrário, pretende transferir o controle e os meios para resolver os problemas da cidade a um grupo econômico que não tem obrigação de prestar contas para a sociedade. E, naturalmente, o serviço acabará mais caro para todos nós porque será agregado ao custo da operação o lucro das empresas.
Os trabalhadores da CLIN e os movimentos sociais da cidade são contra esta proposta ainda muito mal explicada pelo governo que ameaça os profissionais, o patrimônio público e a autoridade gerencial da prefeitura sobre os problemas que afetam a vida das pessoas que moram aqui. Pagaremos mais por um serviço pior e muitas pessoas provavelmente perderão o emprego para que o lucro dos donos dessas empresas possa ser o maior possível.
Por isso foi formado o Fórum em Defesa da CLIN Pública e dos Trabalhadores, um grupo com muitos ativistas e movimentos, liderado pelo sindicato da categoria (SINTACLUNS), na luta para impedir a privatização e por uma empresa administrada de forma transparente e comprometida com os interesses da população. Estão de olho no que é seu e nenhum empresário compraria uma companhia incapaz de funcionar bem. Eles querem lucro. E é você que vai pagar esta conta!